domingo, 10 de outubro de 2010

Alterações Celulares

As alterções celulares podem ser causada por aumento ou diminuição do estílumo ou também por algum fator endógeno.E é dividida em dois tipos:

Alterações Regressivas:

 •Degeneração- É um processo regressivo reversível,resultante de lesões nao-letais,em que são manifestadas alterações morfológicas e funcionais da célula.
 •Atrofia- É uma forma de resposta adaptativa da célula a novas condições impostas pelo organismo. Ela consiste na redução do tamanho celular resultante da perda de proteínas e outros materiais celulares (assim como de organelas), a redução das células se reflete também na redução do tecido ou órgão afetado. A função da atrofia é reduzir a demanda energética da célula, isto é particularmente útil em casos de isquemia ou privação de nutrientes por exemplo. As alterações atróficas podem causar lesão e morte celular, assim como podem também ativar o programa de suicídio celular (apoptose), contudo, é importante ressaltar que uma célula atrófica não está morta, apesar de ter funcionalidade reduzida.  •Morte celular-Quando a lesão é irreversível ocorre morte celular.

Alterações Progressivas:

Hipertrofia- É o aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares, o que provoca aumento das células e órgãos afetados
Hiperplasia- O aumento do número de celulas num órgão ou num tecido.
Regeneração- É a capacidade das células de se renovarem.
Metaplasia- É uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular.
Neoplasia- É a alteração celular que acarreta em  um crescimento exagerado das células, ou seja, proliferação celular anormal, sem controle, autônoma, na qual reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de mudanças nos genes que regulam o crescimento e a diferenciação celulares.Podendo ser malígna ou benígna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário